Criar seu próprio negócio em Moçambique deve ser a sua decisão principal

Nos novos negócios, o insucesso prematuro é elevadíssimo, pois os riscos são inúmeros e os perigos não faltam. Assim, é necessário ter cautela.

A decisão de tocar seu próprio negócio

A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. De início, é a sua decisão principal.

Você deve estar totalmente comprometido com ela, para ir em frente, superar as dificuldades que normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que surgirão. Se o negócio falhar, e esse é um risco que realmente existe, você não deverá desistir.

Tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso.

Pensando pelo lado dos riscos prováveis, é necessário saber quais são as possíveis causas do insucesso nos novos negócios, para que possa evitar e neutralizar, impedindo que venham a lhe prejudicar no futuro.

 Próprio negócio

Os perigos comuns que ocorrem nos novos negócios são:

a) ter uma visão pouco clara ou incorreta de seu próprio negócio;

b) deixar a desejar quanto aos dados de identificação de seu cliente;

c) escolher de forma inadequada o sócio com o qual vai trabalhar;

d) planejar de forma insuficiente ou incompleta as necessidades financeiras do novo negócio;

e) escolher inadequadamente o local para abrir seu negócio;

f) administrar financeiramente de forma incorreta o negócio;

g) apresentar conhecimento deficitário sobre produção de bens e serviços com padrão de qualidade e de custo;

h) desconhecer os concorrentes e o mercado;

i) desconhecer a venda e promoção de seus produtos/serviços;

j) tratar de modo inadequado o cliente.

 

Lado positivo de um negócio bem-sucedido questões envolvidadas:

a) qual será o novo negócio: produto/serviço/mercado?

b) qual será o tipo de cliente a ser atendido?

c) quais serão as necessidades financeiras do novo negócio?

d) qual será o local adequado para o novo negócio?

e) como administrar as operações do novo negócio?

f) como produzir os bens e serviços dentro de um padrão de qualidade

 e de custo?

g) como ter conhecimentos sobre o mercado e concorrência?

h) como dominar o mercado fornecedor?

i) como vender e promover os produtos/serviços?

j) como encarar os clientes?

 Negócio bem-sucedido

A escolha de um negócio mais oportuno e suscetível de êxito envolve forte dose de análise e intuição.

A seguir evidenciamos algumas razões pelas quais as pessoas se engajam em negócios:

 

a) forte  desejo de ser seu próprio patrão, de ter independência e não receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal. A isso se dá o nome de espírito empreendedor;

b) oportunidade de trabalhar naquilo que gosta, em vez de trabalhar como empregado apenas para obter garantias seguras de um salário mensal e férias a cada ano;

c) desejo pessoal de reconhecimento e prestigio;

d) possibilidade de acumular riqueza e oportunidade de ganhar mais que quando era empregado;

e) desafio em aplicar recursos próprios e habilidades pessoais em um

 ambiente desconhecido.

De acordo com McClelland (apud CHIAVENATO, 2008, p.18), as principais características que um empreendedor bem-sucedido deve possuir são as seguintes:

a) iniciativa e busca de oportunidades;

b) perseverança;

c) comprometimento;

d) busca de qualidade e eficiência;

e) coragem para assumir riscos;

f) fixação de metas objetivas;

g) busca de informações;

h) planejamento e monitoração sistemáticos, isto é, detalhamento de planos e controles;

i) capacidade de persuasão e de estabelecer redes de contatos pessoais;

j) independência, autonomia e autocontrole.

 

Além de possuir as características anteriormente relacionadas, para conseguir sucesso o empreendedor precisa:


a) ter vontade de trabalhar muito;

b) comunicar-se bem;

c) ter facilidade para organizar o trabalho;

d) gostar do que faz;

e) ser hábil nas relações interpessoais;

f) assumir desafios;

g) saber tomar decisões.

 

O que é um negócio

Nesta aula discutiremos as vantagens e desvantagens de ser um empregado, assim como as vantagens e desvantagens de decidir trabalhar para si mesmo.

Segundo Chiavenato (2008), negócio é um esforço organizado por determinadas pessoas para produzir bens e serviços, a fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira pelo seu esforço.

Se o negócio estiver organizado, a tendência natural será alcançar a recompensa financeira, como mostra a representação da Figura 2.1.

Como escolher o negócio adequado

Como escolher o negócio adequado

Existe uma enorme variedade de negócios que estão à disposição dos empreendedores.

Os ramos de atividade de negócios são extremamente variados. Alguns são explorados intensamente, enquanto outros surgem aleatoriamente como áreas inexploradas, sendo verdadeiras oportunidades em um mundo competitivo.

 É interessante que você seja submetido a algumas questões prévias, antes de decidir nesse mundo tão grande de oportunidades.

a) qual é o volume de capital que você pretende investir?

b) qual o retorno que você pensa ou precisa obter?

c) qual a natureza das atividades de trabalho envolvidas?

d) qual são suas experiências profissionais?

e) quais são os seus objetivos?

f) quais são as suas atitudes e opiniões a respeito de negócios?

g) quais são as suas características de personalidade?

h) quais são os seus conhecimentos e habilidades?

i) quanto tempo você pode ficar sem um salário mensal?

 Refletindo sobre essas questões, certamente será mais fácil a sua escolha.

Criar um novo negócio em  Moçambique partindo do nada pode ser o caminho mais utilizado quando se discute um novo empreendimento. Uma nova empresa representa uma oportunidade significativa para muitos empreendedores.

 As oportunidades para se iniciar um novo negócio podem ser resumidas em quatro vertentes:

a) invenção de um produto/serviço;

b) desenvolvimento de uma nova tecnologia;

c) desenvolvimento de um novo mercado;

d) desenvolvimento de novos benefícios.

As pequenas empresas possuem geralmente características que facilitam enormemente sua entrada no mercado, a saber:

a) propriedade e operação independentes;

b) escopo de operações localizado e definido;

c) não são dominantes no seu campo de atuação;

d) tamanho pequeno em seu mercado;

e) pequeno investimento de capital financeiro.


Exemplo de sucesso

Vislumbrando oportunidades naquilo que os outros veem problemas, segundo Chiavenato (2008, p. 77)

 Ernesto Igel foi um brasileiro que entrou no mundo dos negócios depois de um incidente. O dirigível Zeppelin, que tinha seus voos programados para o Brasil, explodiu.

Com ele, sobraram alguns campos de pouso e depósitos de gás que o abasteciam.

Ninguém sabia o que fazer com todo aquele combustível. Igel percebeu a oportunidade por trás do problema. Pensou em engarrafar o gás em cilindros de metal para abastecer fogões domésticos.

Era uma alternativa higiênica para os tradicionais fogões a lenha ou a carvão. Barreiras não faltaram: não haviam fogões adequados no mercado para o curso do combustível e as pessoas imaginavam que o botijão de gás era uma bomba dentro de casa.

Para contornar essas barreiras, Igel não somente engarrafou o gás – pela Ultragaz – como também produziu fogões, vendendo-os em uma cadeia de lojas, criando assim, a Ultralar.

Foi por meio dessas iniciativas que surgiu o Grupo Ultra, cuja estratégia global mudou completamente a figura do grupo empresarial, um dos maiores do país.

 Segundo Longenecker (1998 apud CHIAVENATO, 2008, p. 79), na prática a lista de prós e contras pode ser condensada em quatro considerações básicas para a tomada de decisão sobre a compra de um negócio já existente:

a) redução da incerteza;

b) aquisição de operações em andamento;

c) relacionamentos já consolidados;

d) preço de negociação.

 As oportunidades de negócio

As oportunidades para iniciar um negócio poderão estar em algumas das seguintes áreas:

a) manufatura;

b) atacado;

c) varejo;

d) serviços.

 Manufatura

Podemos dizer que manufatura trata da conversão de matérias-primas em produtos acabados, a montagem de partes em conjuntos, a fabricação de máquinas e equipamentos especializados. Normalmente denomina-se a manufatura de indústria.

A empresa de manufatura requer um pesado investimento inicial em instalações para fábrica, maquinaria, pessoal especializado e grandes volumes de compras de materiais básicos ou semiprocessados e suprimentos para possibilitar a produção.

Alguns exemplos de manufaturas:

Cartazes de Propagandas; roupas e serviços correlatos; componentes e acessórios elétricos; joalherias e metais preciosos; produtos plásticos em geral; roupas masculinas e femininas; padarias ou casas de pães; gráficas; produtos químicos; oficinas em geral; produtos de atletismo ou esportivos, etc.

Dependendo do tipo de manufatura, os clientes podem ser distribuídos em vários segmentos do mercado, como atacadistas, varejistas, outras indústrias, comércio, setor agrícola ou agências do governo.

 Alguns exemplos de atacadistas:

Autopeças em Moçambique, produtos químicos em Moçambique, confecções em Moçambique, componentes elétricos em Moçambique, flores em Moçambique, frutas em Moçambique, móveis em Moçambique, mantimentos em geral em Moçambique, tintas, joias e bijuterias em Moçambique, suprimentos de papelaria em Moçambique, produtos esportivos em Moçambique, brinquedos em geral em Moçambique, papel e papelão em Moçambique, produtos de informática em Moçambique, mercadorias em geral em Moçambique.


 Serviços

Serviços são atividades, benefícios ou satisfações que são oferecidos para venda ou em conexão com vendas de determinados bens.

Não requerem grandes investimentos, podendo ser operacionalizados de sua própria casa, na garagem ou em uma sala que sirva de local para o negócio.

Provavelmente, a categoria de serviços é a que mais se beneficia com o chamado escritório virtual, ou seja, o escritório não físico, que se conecta a qualquer ponto do mundo por computador, fax ou telefone.

 Alguns exemplos de empresas de serviços:

Videolocadoras em Moçambique, jardinaria em geral em Moçambique, corte e costura em Moçambique, consultorias em Moçambique, decoração em Moçambique, assistência técnica e eletrodomésticos em Moçambique, oficinas mecânicas em Moçambique,

creches em Moçambique, agências de preparação de currículos em Moçambique, de recrutamento e seleção, hotéis em Moçambique,

Motéis em Moçambique, boates em Moçambique, cinemas v, teatros em Moçambique, serviços de encanadores v, eletricistas em Moçambique,

marceneiros em Moçambique, chaveiros em Moçambique, pedreiros em Moçambique, pintores em Moçambique, barbearias em Moçambique, cabeleireiras em Moçambique ,

manicures em Moçambique, locadoras de carros em Moçambique, digitação de dados ou textos em Moçambique, contabilidades e auditorias em Moçambique, advocacias em Moçambique,

Serviços de pintura em Moçambique, traduções em geral em Moçambique, serviços de entregas com motoboys em Moçambique, escolas de dança em Moçambique, agências de turismo em Moçambique,

Estacionamento de carros em Moçambique, estúdios fotográficos em Moçambique, serviços de manutenção em Moçambique, escritórios virtuais para locação em Moçambique,

Bufês em Moçambique, assessorias de eventos em Moçambique, criação de sites em Moçambique,

Youtubers em Moçambique, blogueiros em Moçambique, Mozextra.


Como obter o máximo de seu negócio

Baseado no Guia PEGN (2002, p. 52), apresentamos algumas dicas importantes para você se firmar no mundo dos negócios:

a) excelência: você precisa se considerar seu próprio concorrente e procurar se superar a cada dia. Essa é a única maneira de você desafiar a competição no mercado;

b) cooperação: ninguém está isolado do mundo.

Você precisa desenvolver parcerias estratégicas e juntar esforços com outras empresas do ramo para reduzir custos operacionais e complementares, talentos e competências;

c) apoio da família e dos amigos: você pode (e deve) envolver a família e os amigos no negócio para ajudá-lo a buscar soluções;

d) criatividade e inovação: seja um eterno questionador daquilo que faz. Nunca considere o que produz perfeito e acabado.

Pense sempre em melhorar, criar e inovar continuamente;

e) soluções novas: ofereça sempre novos produtos/serviços ou um atendimento diferenciado ao cliente;

f) foco no cliente: conheça e ouça o cliente e esteja sempre disponível para ajudá-lo a resolver os seus problemas e necessidades;

 g) visibilidade: faça com que o empreendimento seja visível ao público-alvo e invista em divulgação e propaganda;

 h) capacitação e conhecimento: você deve investir pesadamente no aprendizado contínuo e no desenvolvimento de conhecimentos e competências dos parceiros;

i) autonomia: busque sempre alternativas próprias e nunca espere que o governo venha solucionar os problemas de sua empresa. Aja com independência;

j) divertimento: faça do trabalho um hobby, um divertimento, tanto para você como para todos os funcionários e clientes. Crie um ambiente de trabalho agradável e harmonioso.

A alegria ajuda – e anima – o negócio.

 
Motivações para iniciar a internacionalização de um negócio

Segundo a revista da  IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. Abril 2016 apontou as seguintes motivacoes:

Expansão do mercado potencial  

Expansão do mercado potencial é a ideia que ocorre de imediato, como motivação para a internacionalização.

Esta opção resulta de um mercado interno exíguo ou em que o potencial de crescimento se esgotou, ou mesmo havendo espaço de crescimento no mercado interno foram detetadas boas oportunidades de negócio num mercado internacional ou global.

Existem, no entanto, outras motivações que se podem associar, ou serem alternativa, a esta procura de expansão de mercado.

 

Procura de recursos

 Necessidade de encontrar recursos que não estão disponíveis, ou que têm um custo mais elevado, no mercado doméstico, como por exemplo os recursos naturais e as matérias-primas.

Nesta situação a empresa optará por localizar parte da cadeia de valor no novo mercado, como forma de beneficiar de custos mais baixos dos fatores de produção. 

Exemplo:

Mesmo internamente é possível identificar situações semelhantes, em que uma dada região concentra determinado negócio.

Por exemplo, a indústria cerâmica concentra-se maioritariamente na região centro por questões de acesso à matéria-prima.

 Procura de eficiência  

A empresa procura ganhar eficiência através de custo ou disponibilidade de fatores de

produção.

Por exemplo, a procura de localizações com mão-de-obra mais barata ou com determinada especialização.

Procura de recursos estratégicos

 A empresa procura aceder a conhecimento específico nas novas localizações (países, regiões ou mesmo cidades).

 

Validação do mercado

A validação de um mercado externo é tão ou mais importante que a validação inicial

necessária para o inicio de atividade.

As bases de validação são as mesmas, mas deve ter-se em conta as diferenças no tamanho do mercado, as suas características e quais os parceiros ideais.

A possível entrada num mercado internacional pode ter custos acrescidos que devem

ser tidos em conta, no que respeita às capacidades financeiras da empresa.

  Análise do ambiente conjuntural

As empresas devem ter especial cuidado ao iniciarem as suas atividades em mercados internacionais, devendo sempre proceder a uma análise cuidadosa do ambiente de mercado.

A situação política e económica, o enquadramento legal, os comportamentos sociais, o desenvolvimento tecnológico do mercado e as regras ambientais, determinam uma conjuntura própria do mercado em análise e que é fundamental ter em conta.

Está consagrada a análise PESTAL – Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal, como forma organizada de avaliar o ambiente conjuntural do mercado.

 Alguns exemplos de variáveis a analisar, no âmbito da análise PESTAL:

Variáveis políticas

Situação política;

Forma de governo; 

 Grau de estabilidade política;

Calendários eleitorais e políticos em geral;

 Clima ideológico geral. 

 Variáveis económicas 

Estado da economia;

Evolução do PIB (Produto Interno Bruto);

Taxa de inflação;

Taxas de juro;

Taxa de câmbio (países fora da zona Euro);

 Taxa de desemprego;

 Custo de energia.

Variáveis sociais

Os estilos de vida;

 Valores culturais;

Valores sociais;

A taxa de natalidade

Pirâmide etária; 

Distribuição geográfica da população.

 

Variáveis tecnológicas 

1.     Inovação tecnológica; 

2.     Legislação de patentes;

3.     Programas e organismos de apoio à inovação e à investigação; 

4.     Política de qualidade e normas.

Variáveis ambientais

1.     Políticas ambientais;

2.     Legislação ambiental;

3.     Infraestruturas. 

 Variáveis legais 

1.     Legislação em geral;

2.     Legislação fiscal;

3.     Legislação laboral; 

4.     Legislação ambiental; 

5.     Nível de educação e formação. 

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