Nos novos negócios, o insucesso prematuro é elevadíssimo, pois os riscos são inúmeros e os perigos não faltam. Assim, é necessário ter cautela.
A decisão de tocar seu próprio negócio
A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara.
De início, é a sua decisão principal.
Você deve estar totalmente
comprometido com ela, para ir em frente, superar as dificuldades que
normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que surgirão. Se o negócio
falhar, e esse é um risco que realmente existe, você não deverá desistir.
Tudo deve ser bem pensado e
ponderado para garantir o máximo de sucesso.
Pensando pelo lado dos riscos
prováveis, é necessário saber quais são as possíveis causas do insucesso nos
novos negócios, para que possa evitar e neutralizar, impedindo que venham a lhe
prejudicar no futuro.
Próprio negócio
Os perigos comuns que ocorrem nos
novos negócios são:
a) ter uma visão pouco clara ou
incorreta de seu próprio negócio;
b) deixar a desejar quanto aos dados
de identificação de seu cliente;
c) escolher de forma inadequada o
sócio com o qual vai trabalhar;
d) planejar de forma insuficiente ou
incompleta as necessidades financeiras do novo negócio;
e) escolher inadequadamente o local
para abrir seu negócio;
f) administrar financeiramente de
forma incorreta o negócio;
g) apresentar conhecimento
deficitário sobre produção de bens e serviços com padrão de qualidade e de
custo;
h) desconhecer os concorrentes e o
mercado;
i) desconhecer a venda e promoção de
seus produtos/serviços;
j) tratar de modo inadequado o
cliente.
Lado positivo de um negócio
bem-sucedido questões envolvidadas:
a) qual será o novo negócio:
produto/serviço/mercado?
b) qual será o tipo de cliente a ser
atendido?
c) quais serão as necessidades financeiras
do novo negócio?
d) qual será o local adequado para o
novo negócio?
e) como administrar as operações do
novo negócio?
f) como produzir os bens e serviços
dentro de um padrão de qualidade
e de custo?
g) como ter conhecimentos sobre o
mercado e concorrência?
h) como dominar o mercado
fornecedor?
i) como vender e promover os
produtos/serviços?
j) como encarar os clientes?
Negócio bem-sucedido
A escolha de um negócio mais
oportuno e suscetível de êxito envolve forte dose de análise e intuição.
A seguir evidenciamos algumas razões
pelas quais as pessoas se engajam em negócios:
a) forte desejo de ser seu próprio patrão, de ter
independência e não receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu
talento pessoal. A isso se dá o nome de espírito empreendedor;
b) oportunidade de trabalhar naquilo
que gosta, em vez de trabalhar como empregado apenas para obter garantias
seguras de um salário mensal e férias a cada ano;
c) desejo pessoal de reconhecimento
e prestigio;
d) possibilidade de acumular riqueza
e oportunidade de ganhar mais que quando era empregado;
e) desafio em aplicar recursos
próprios e habilidades pessoais em um
ambiente desconhecido.
De acordo com McClelland (apud
CHIAVENATO, 2008, p.18), as principais características que um empreendedor
bem-sucedido deve possuir são as seguintes:
a) iniciativa e busca de
oportunidades;
b) perseverança;
c) comprometimento;
d) busca de qualidade e eficiência;
e) coragem para assumir riscos;
f) fixação de metas objetivas;
g) busca de informações;
h) planejamento e monitoração
sistemáticos, isto é, detalhamento de planos e controles;
i) capacidade de persuasão e de
estabelecer redes de contatos pessoais;
j) independência, autonomia e
autocontrole.
Além de possuir as características anteriormente relacionadas, para conseguir sucesso o empreendedor precisa:
a) ter vontade de trabalhar muito;
b) comunicar-se bem;
c) ter facilidade para organizar o
trabalho;
d) gostar do que faz;
e) ser hábil nas relações
interpessoais;
f) assumir desafios;
g) saber tomar decisões.
O que é um negócio
Nesta aula discutiremos as vantagens
e desvantagens de ser um empregado, assim como as vantagens e desvantagens de
decidir trabalhar para si mesmo.
Segundo Chiavenato (2008), negócio é
um esforço organizado por determinadas pessoas para produzir bens e serviços, a
fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira
pelo seu esforço.
Se o negócio estiver organizado, a
tendência natural será alcançar a recompensa financeira, como mostra a representação
da Figura 2.1.
Como escolher o negócio adequado
Existe uma enorme variedade de
negócios que estão à disposição dos empreendedores.
Os ramos de atividade de negócios
são extremamente variados. Alguns são explorados intensamente, enquanto outros
surgem aleatoriamente como áreas inexploradas, sendo verdadeiras oportunidades
em um mundo competitivo.
É interessante que você seja submetido a algumas questões prévias, antes de decidir nesse mundo tão grande de oportunidades.
a) qual é o volume de capital que você pretende investir?
b) qual o retorno que você pensa ou precisa obter?
c) qual a natureza das atividades de trabalho envolvidas?
d) qual são suas experiências profissionais?
e) quais são os seus objetivos?
f) quais são as suas atitudes e opiniões a respeito de negócios?
g) quais são as suas características de personalidade?
h) quais são os seus conhecimentos e habilidades?
i) quanto tempo você pode ficar sem um salário mensal?
Criar um novo negócio em
Moçambique partindo do nada pode ser o caminho mais utilizado quando se
discute um novo empreendimento. Uma nova
empresa representa uma oportunidade significativa para muitos empreendedores.
As oportunidades para se iniciar um
novo negócio podem ser resumidas em quatro vertentes:
a) invenção de um produto/serviço;
b) desenvolvimento de uma nova
tecnologia;
c) desenvolvimento de um novo
mercado;
d) desenvolvimento de novos
benefícios.
As pequenas empresas possuem geralmente características que facilitam enormemente sua entrada no mercado, a saber:
a) propriedade e operação
independentes;
b) escopo de operações localizado e
definido;
c) não são dominantes no seu campo
de atuação;
d) tamanho pequeno em seu mercado;
e) pequeno investimento de capital
financeiro.
Exemplo de sucesso
Vislumbrando oportunidades naquilo
que os outros veem problemas, segundo Chiavenato (2008, p. 77)
Com ele, sobraram alguns campos de
pouso e depósitos de gás que o abasteciam.
Ninguém sabia o que fazer com todo
aquele combustível. Igel percebeu a
oportunidade por trás do problema. Pensou em engarrafar o gás em cilindros de
metal para abastecer fogões domésticos.
Era uma alternativa higiênica para
os tradicionais fogões a lenha ou a carvão. Barreiras não faltaram: não haviam
fogões adequados no mercado para o curso do combustível e as pessoas imaginavam
que o botijão de gás era uma bomba
dentro de casa.
Para contornar essas barreiras, Igel
não somente engarrafou o gás – pela Ultragaz – como também produziu fogões,
vendendo-os em uma cadeia de lojas, criando assim, a Ultralar.
Foi por meio dessas iniciativas que
surgiu o Grupo Ultra, cuja estratégia global mudou completamente a figura do
grupo empresarial, um dos maiores do país.
a) redução da incerteza;
b) aquisição de operações em andamento;
c) relacionamentos já consolidados;
d) preço de negociação.
As oportunidades de negócio
As oportunidades para iniciar um negócio poderão estar em algumas das seguintes áreas:
a) manufatura;
b) atacado;
c) varejo;
d) serviços.
Podemos dizer que manufatura trata
da conversão de matérias-primas em produtos acabados, a montagem de partes em
conjuntos, a fabricação de máquinas e equipamentos especializados. Normalmente
denomina-se a manufatura de indústria.
A empresa de manufatura requer um pesado investimento
inicial em instalações para fábrica, maquinaria, pessoal especializado e
grandes volumes de compras de materiais básicos ou semiprocessados e suprimentos
para possibilitar a produção.
Alguns exemplos de manufaturas:
Cartazes de Propagandas; roupas e serviços correlatos;
componentes e acessórios elétricos; joalherias e metais preciosos; produtos
plásticos em geral; roupas masculinas e femininas; padarias ou casas de pães;
gráficas; produtos químicos; oficinas em geral; produtos de atletismo ou
esportivos, etc.
Dependendo do tipo de manufatura, os
clientes podem ser distribuídos em vários segmentos do mercado, como
atacadistas, varejistas, outras indústrias, comércio, setor agrícola ou
agências do governo.
Autopeças em Moçambique, produtos químicos em Moçambique, confecções em
Moçambique, componentes elétricos em
Moçambique, flores em Moçambique,
frutas em Moçambique, móveis em Moçambique, mantimentos em geral em Moçambique, tintas, joias e
bijuterias em Moçambique,
suprimentos de papelaria em Moçambique,
produtos esportivos em Moçambique,
brinquedos em geral em Moçambique,
papel e papelão em Moçambique,
produtos de informática em Moçambique,
mercadorias em geral em Moçambique.
Serviços
Serviços são atividades, benefícios
ou satisfações que são oferecidos para venda ou em conexão com vendas de
determinados bens.
Não requerem grandes investimentos,
podendo ser operacionalizados de sua própria casa, na garagem ou em uma sala
que sirva de local para o negócio.
Provavelmente, a categoria de
serviços é a que mais se beneficia com o chamado escritório virtual, ou seja, o
escritório não físico, que se conecta a qualquer ponto do mundo por computador,
fax ou telefone.
Alguns exemplos de empresas de
serviços:
Videolocadoras em Moçambique, jardinaria em geral em Moçambique, corte e
costura em Moçambique, consultorias em Moçambique, decoração em Moçambique,
assistência técnica e eletrodomésticos em Moçambique, oficinas mecânicas em
Moçambique,
creches em Moçambique, agências de preparação de currículos em Moçambique,
de recrutamento e seleção, hotéis em Moçambique,
Motéis em Moçambique, boates em Moçambique, cinemas v, teatros em
Moçambique, serviços de encanadores v, eletricistas em Moçambique,
marceneiros em Moçambique, chaveiros em Moçambique, pedreiros em Moçambique,
pintores em Moçambique, barbearias em Moçambique, cabeleireiras em Moçambique ,
manicures em Moçambique, locadoras de carros em Moçambique, digitação de
dados ou textos em Moçambique, contabilidades e auditorias em Moçambique,
advocacias em Moçambique,
Serviços de pintura em Moçambique, traduções em geral em Moçambique,
serviços de entregas com motoboys em Moçambique, escolas de dança em Moçambique,
agências de turismo em Moçambique,
Estacionamento de carros em Moçambique, estúdios fotográficos em Moçambique,
serviços de manutenção em Moçambique, escritórios virtuais para locação em
Moçambique,
Bufês em Moçambique, assessorias de eventos em Moçambique, criação de sites
em Moçambique,
Youtubers em Moçambique, blogueiros em Moçambique, Mozextra.
Como obter o máximo de seu negócio
Baseado no Guia PEGN (2002, p. 52),
apresentamos algumas dicas importantes para você se firmar no mundo dos negócios:
a) excelência: você precisa se considerar seu próprio concorrente e
procurar se superar a cada dia. Essa é a única maneira de você desafiar a
competição no mercado;
b) cooperação: ninguém está isolado do mundo.
Você precisa desenvolver parcerias
estratégicas e juntar esforços com outras empresas do ramo para reduzir custos
operacionais e complementares, talentos e competências;
c) apoio da família e dos amigos: você pode (e deve) envolver a
família e os amigos no negócio para ajudá-lo a buscar soluções;
d) criatividade e inovação: seja um eterno questionador daquilo que
faz. Nunca considere o que produz perfeito e acabado.
Pense sempre em melhorar, criar e inovar continuamente;
e) soluções novas: ofereça sempre novos produtos/serviços ou um
atendimento diferenciado ao cliente;
f) foco no cliente: conheça e ouça o cliente e esteja sempre
disponível para ajudá-lo a resolver os seus problemas e necessidades;
i) autonomia: busque sempre alternativas próprias e nunca espere que o
governo venha solucionar os problemas de sua empresa. Aja com independência;
j) divertimento: faça do trabalho um hobby, um divertimento, tanto
para você como para todos os funcionários e clientes. Crie um ambiente de
trabalho agradável e harmonioso.
A alegria ajuda – e anima – o negócio.
Motivações para iniciar a
internacionalização de um negócio
Segundo a revista da IAPMEI – Agência para a Competitividade e
Inovação, I.P. Abril 2016 apontou as seguintes motivacoes:
Expansão do mercado potencial
Expansão do mercado potencial é a
ideia que ocorre de imediato, como motivação para a internacionalização.
Esta opção resulta de um mercado
interno exíguo ou em que o potencial de crescimento se esgotou, ou mesmo
havendo espaço de crescimento no mercado interno foram detetadas boas
oportunidades de negócio num mercado internacional ou global.
Existem, no entanto, outras
motivações que se podem associar, ou serem alternativa, a esta procura de
expansão de mercado.
Procura de recursos
Necessidade de encontrar recursos que não
estão disponíveis, ou que têm um custo mais elevado, no mercado doméstico, como
por exemplo os recursos naturais e as matérias-primas.
Nesta situação a empresa optará por localizar parte da cadeia de valor no novo
mercado, como forma de beneficiar de custos mais baixos dos fatores de
produção.
Exemplo:
Mesmo internamente é possível
identificar situações semelhantes, em que uma dada região concentra determinado
negócio.
Por exemplo, a indústria cerâmica
concentra-se maioritariamente na região centro por questões de acesso à
matéria-prima.
Procura de eficiência
A empresa procura ganhar eficiência
através de custo ou disponibilidade de fatores de
produção.
Por exemplo, a procura de localizações com mão-de-obra mais
barata ou com determinada especialização.
Procura de recursos estratégicos
A empresa procura aceder a conhecimento
específico nas novas localizações (países, regiões ou mesmo cidades).
Validação do mercado
A validação de um mercado externo é
tão ou mais importante que a validação inicial
necessária para o inicio de
atividade.
As bases de validação são as mesmas,
mas deve ter-se em conta as diferenças no tamanho do mercado, as suas
características e quais os parceiros ideais.
A possível entrada num mercado
internacional pode ter custos acrescidos que devem
ser tidos em conta, no que respeita
às capacidades financeiras da empresa.
Análise do ambiente conjuntural
As empresas devem ter especial
cuidado ao iniciarem as suas atividades em mercados internacionais, devendo
sempre proceder a uma análise cuidadosa do ambiente de mercado.
A situação política e económica, o enquadramento legal, os comportamentos
sociais, o desenvolvimento tecnológico do mercado e as regras ambientais, determinam
uma conjuntura própria do mercado em análise e que é fundamental ter em conta.
Está consagrada a análise PESTAL – Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal, como forma organizada de avaliar o ambiente conjuntural do mercado.
Alguns exemplos de variáveis a
analisar, no âmbito da análise PESTAL:
Variáveis políticas
Situação política;
Forma de governo;
Grau de estabilidade política;
Calendários eleitorais e políticos em geral;
Clima ideológico geral.
Variáveis económicas
Estado da economia;
Evolução do PIB (Produto Interno Bruto);
Taxa de inflação;
Taxas de juro;
Taxa de câmbio (países fora da zona Euro);
Taxa de desemprego;
Custo de energia.
Variáveis sociais
Os estilos de vida;
Valores culturais;
Valores sociais;
A taxa de natalidade
Pirâmide etária;
Distribuição geográfica da população.
Variáveis tecnológicas
1. Inovação tecnológica;
2. Legislação de patentes;
3. Programas e organismos de apoio à inovação e à investigação;
4. Política de qualidade e normas.
Variáveis ambientais
1. Políticas ambientais;
2. Legislação ambiental;
3. Infraestruturas.
1. Legislação em geral;
2. Legislação fiscal;
3. Legislação laboral;
4. Legislação ambiental;
5. Nível de educação e formação.